Caxias e São Braz entraram em campo na tarde deste sábado (05) na largada da decisão da categoria juvenil do Amador da Capital paranaense. E o jogo foi equilibrado. O mando da partida, que aconteceu no estádio Gustavo Schier, na Vila Formosa, era do Caxias. E a equipe comandada por Paulo Roberto fez valer a vantagem de abrir a decisão “em casa”, vencendo o confronto, que foi marcado por dois vira-viras, pelo placar de 3×2.
O Jogo
As equipes ainda estavam se estudando em campo quando o Caxias abriu o placar. Após jogada de Dino, um dos destaques do Caxias no jogo, a bola foi cruzada para área do São Braz e a defesa rebateu. Na sobra, Assis, de cabeça, encobriu o goleiro Edu, que não alcançou, abrindo o placar para o Caxias. O gol pareceu acordar a equipe do São Braz que, se não finalizava, já conseguia manter a posse de bola.
Envolvendo os mandantes do jogo, não demorou para o gol de empate dos visitantes acontecer. Aos 17 minutos, Shedd cobrou falta, a defesa cortou e a bola sobrou para o camisa 11. Shedd trouxe para a linha de fundo e cruzou à meia altura. Sozinho, Alisson empurrou para o fundo das redes e correu para o abraço para comemorar o empate. Depois do gol o São Braz seguiu na pressão e foi premiado com a virada.
Aos 24 minutos, Allan foi até a linha de fundo pela direita e cruzou por cima. A zaga do Caxias rebateu e Tito aproveitou para, no rebote, acertar uma bomba no canto esquerdo de Lucas, que nada pôde fazer. Antes do final do primeiro tempo, o Caxias colocou uma bola na trave da meta defendida por Edu. Alisson levantou pra grande área e Aquino, de costas, cabeceou forte. A bola beijou o travessão e saiu pela linha de fundo.
No segundo tempo, o São Braz, com a vantagem no placar, entrou em campo claramente disposto a segurar o resultado, esperando a equipe do Caxias e tentando explorar os contra-ataques. Os comandados do treinador Dentinho, entretanto, não seguravam a bola na sua área ofensiva, e eram presa fácil para a defensiva do Caxias. Melhor na partida, o Caxias foi premiado pela virada.
Aos 26 minutos, Dino fez grande jogada de penetração, entrou na área e foi derrubado. Pênalti assinalado. O mesmo Dino bateu no canto esquerdo de Edu que pulou para o outro lado, deixando tudo igual. A partir daí o Caxias foi só pressão. E, nos acréscimos da arbitragem, o gol da virada saiu. Já aos 44 minutos, Assis cobrou falta com força e exigiu boa defesa de Edu, que colocou pra linha de fundo. Na cobrança, o tento salvador.
Assis cobrou o escanteio no segundo pau. A zaga do São Braz não cortou, Potter subiu alto e cabeceou forte, no cantinho do goleiro Edu que já estava combalido no lance, definindo o placar em 3×2 para o Caxias. A decisão está marcada para o próximo sábado quando, no Recanto Tricolor, as duas equipes voltam a se enfrentar. Para ser campeão, um empate basta ao Caxias. Para levar a taça, o São Braz precisa de uma vitória de, no mínimo, dois gols por diferença. Um a zero ou novo placar de 3×2 levam a decisão para as penalidades máximas. A partida será realizada no próximo sábado (12), às 14h:30.
Ficha Técnica
Campeonato Amador de Curitiba – Categoria Juvenil – Final (jogo de ida)
Caxias 3×2 São Braz
Estádio: Gustavo Schier
Caxias: Lucas (Vitor); Leonardo, Côco, Madso e Negueba; Potter, Gustavo (Lucas), Vudu (Jackson) e Assis; Aquino e Dino
Técnico: Paulo Roberto
São Braz: Edu; Allan, Bruno, Mateus e Kalope (Enys); Carineri, Tito (Luciano) (Mateus), Oliveira e Alisson; Shedd e Rondinelli
Técnico: Dentinho
Arbitragem: Elvio Kertelt Legnani, auxiliado por Tom Gomes Rocha e Reube Dobrychlop dos Reis
Osmar Murbach Junior