O caminho foi tortuoso, mas a glória foi alcançada. De maneira invicta, com dois empates e uma vitória por goleada, o Iguaçu, mais tradicional clube de futebol amador de Curitiba enfim conquistou o título interestadual do Campeonato Sul-Brasileiro de Futebol Amador. A competição teve sua 32ª edição sediada na capital paranaense, com cinco dos seis jogos realizados no estádio Egydio Ricardo Pietrobelli, que recebeu bom público em todos os três dias de evento.
No dia 15, feriado da Proclamação da República, o Iguaçu realizou a abertura do campeonato contra o Ferroviários de Bragança Paulista, campeão estadual de futebol amador de São Paulo. O técnico Luisinho Netto não pôde contar com o meia Magú, que se ausentou por problemas particulares. Em um jogo bastante truncado no meio de campo, o alvinegro não conseguiu encontrar soluções para furar o bloqueio defensivo do adversário, e o resultado final foi um empate sem gols. No mesmo dia, o catarinense Metropolitano, atual campeão do certame, venceu o Tramandaí do Rio Grande do Sul por 2 a 1, já colocando um pouco de pressão no Iguaçu.
No dia seguinte, foi a vez do Ferroviários vencer a equipe gaúcha por 2 a 1, fazendo com que a vitória iguaçuana fosse ainda mais necessária no duelo com o Metropolitano. Porém, os problemas da estreia persistiram, mesmo com o retorno de Magú e com mudanças na escalação promovidas pelo treinador. Além de atacar pouco, o Iguaçu só não deixou o campo eliminado por conta de uma atuação perfeita do goleiro Filipe. Assim, um novo empate em 0 a 0 complicou a situação do alvinegro para a última rodada. Era preciso golear o Tramandaí e torcer por um empate no duelo entre Ferroviários e Metropolitano, disputado no estádio Octavio Silvio Nicco.
Mas antes de pensar nos outros, era preciso executar a própria missão. E dessa vez, o centenário clube curitibano não deu chances para o azar. Com a mesma escalação inicial do dia anterior, e aproveitando uma superioridade numérica, causada por uma lesão do goleiro titular, o Iguaçu partiu para o ataque e já no primeiro tempo praticamente liquidou a fatura. Aos 23, Roney cruzou e Eric completou para o gol abrindo o placar. No minuto seguinte, Eric foi derrubado na área e na cobrança da penalidade máxima, Magú ampliou. Antes do intervalo, cruzamento de Victor Tilly e Eric marcou de peixinho o terceiro dos donos da casa. Enquanto isso, o placar permanecia intacto na outra partida.
No segundo tempo, o Tramandaí tentou mostrar alguma reação, marcando um lindo gol de letra com Lucas Selvagem, aos 12 minutos. Mas parou por aí. Aos 24 minutos e aos 31, o atacante Alex Pinhais deixou sua marca em duas jogadas do meia Roney e completou a goleada alvinegra. No Imperial, Ferroviários e Metropolitano não conseguiram balançar as redes. Com todos os times empatados com cinco pontos, prevaleceu a equipe que mais marcou gols e o grito de campeão pôde ecoar alto no Butiatuvinha. O título do Sul-Brasileiro é o segundo troféu conquistado em 2019, coroando o trabalho diretivo feito pelos “gêmeos do Iguaçu”, Sidney e Sergio Toaldo, filhos do lendário dirigente Bepite Toaldo.