Uma semana após a conquista do inédito Sul-Brasileiro de Futebol Amador, o Iguaçu alcançou mais uma decisão no ano de 2019. Depois de ter vencido o Santa Quitéria no jogo de ida das semifinais da Suburbana por 5 a 3, no Mauricio Fruet, o alvinegro obteve a classificação para a fase final com um empate em 1 a 1 jogando em casa, no Egydio Ricardo Pietrobelli.
No primeiro tempo, o jogo foi bastante monótono, com poucas oportunidades de gol. As mais claras foram do Quitéria, que precisava ir para cima para tentar reverter o resultado anterior. Como sempre, o goleiro Filipe estava bem posicionado e impedia os ataques mais promissores. O alvinegro mantinha suas características, dominava mais a posse de bola, mas era menos incisivo. Na segunda etapa, o Iguaçu encontrou rapidamente o caminhou do gol. Aos 7 minutos, em cobrança de escanteio, Alex Pinhais apareceu com oportunismo e abriu o placar.
Com o gol, o time auriverde precisaria marcar três vezes para levar o jogo aos pênaltis. Dez minutos depois de sair atrás do placar, o Quitéria ao menos marcou um. Luan Helias, que mesmo sendo reserva é o sétimo colocado na artilharia , completou bola sobrada e chegou aos cinco gols no certame. Embora ainda tivesse cerca de chega à terceira decisão em 2019e trinta de minutos restantes de partida, o Quitéria não conseguiu pressionar. O Iguaçu controlou o ritmo de jogo e apenas aguardou o término do tempo regulamentar. Pelo quinto ano consecutivo, o Iguaçu alcança a final da Suburbana.
O Iguaçu jogou com Filipe, Gabriel (Neto), Emerson (Dudu), Aderaldo e Victor Tilly; Magú, Douglas, Helton e Wellington Baroni (Thiago Oliveira); Alex Pinhais (Felipe Caron) e Eric (Diego Bianchini). T: Luisinho Netto. O Quitéria foi a campo com Jonas, Arilton (Rafael), João Antônio, Lucas e Danilo (Igor); Jeanderson (Marcelo Andrade), Massai e Marcelo Tamandaré; Thiago Araújo, Pequi (Luan Helias) e Pablo. T: Juninho.