Athletico Paranaense foi raçudo, mas Galo Mineiro venceu novamente e foi o campeão

Fotos e texto: Osmar Rebolo Junior

Os jogadores do Athletico Paranaense lutaram até o final, deram tudo o que podiam, mas as técnicas individuais dos principais atletas do Atlético Mineiro fizeram novamente a diferença e o galo venceu por 2×1 se sagrando campeão da Copa do Brasil.

Mas o furacão foi novamente prejudicado pela arbitragem. 

Dois gols anulados e vitória mineira
Como era de se esperar, o Athletico Paranaense foi para cima do rival já nos primeiros, instantes, mas também era nítido que a falta de Nikão (lesionado) dificultou na armação de jogadas.

O Atlético Mineiro, apesar de ter grandes jogadores, fez uma cera danada nos primeiros vinte minutos, com o goleiro demorando para bater tiros de meta, quanto que o atletas de linha caíam em qualquer disputa de bola. Tudo sobre a complacência do árbitro Anderson Daronco.

E foi novamente de forma estranha que o Athletico foi prejudicado pela arbitragem. Aos 20’ minutos, na primeira grande chance da partida, Léo Cittadini cruzou da direita, Pedro Rocha dominou e tocou na saída de Everson.  A explosão da torcida foi enorme, mas o árbitro anulou o gol alegando toque de mão de Pedro Rocha.  Porém, a mão estava “colada” na cintura do atacante quando a bola o acertou, e ainda por cima, o árbitro nem sequer foi até o VAR para confirmar e nem questionar do árbitro de vídeo, que mandou Daronco anular o tento.

E o gol mineiro saiu aos 25’, após Marcinho errar bisonhamente um cabeceio no meio de campo, a bola levada por Vargas até próxima da área para ser tocada para Zaracho, cruzar pela direita para Keno só empurrar para o gol. Completamente sozinho, já que Marcinho também errou na marcação.

Aos 30’, em nova saída errada de bola, desta vez com Christian, Zaracho tentou  fazer o gol de cavadinha, mas Santos estava atendo e evitou o pior.

Nos minutos finais do 1º tempo, o Athletico até pressionou mais, criando inclusive duas boas chances com Zé Ivaldo e Davi Terans – indo para fora o chute, e depois o goleiro Everson fez bonita defesa, respectivamente.

O tempo final foi totalmente dominado pelo Athletico, que quase fez em três lances, com Fernando Canezin (2x) e Marcinho.

E aos 11’ novamente o Athletico teve um gol anulado, mas desta vez, sem dúvidas. No lance, Davi Terans tocou para Vinicius Mingotti, que dentro da ara girou e chutou no canto de Everson. Mas o atacante estava impedido e o gol não valeu.

O jogo seguiu com alguns bons momentos dos dois Atléticos, porém, aos 31’, após contra ataque de Savarino, a bola foi tocada para Hulk, que ficou cara a cara com Santos e bateu por cobertura m, sem chances para goleiro da Seleção Brasileira.

Aos 42, finalmente o rubro-negro marcou. Após Abner Vinicius cruzar da esquerda, Jaderson apareceu para marcar de cabeça.  A torcida athleticana comemorou como se fosse um gol que pudesse  mudar a história da final.

A partida teve ainda gol bem anulado pela arbitragem.

No final, o Atlético Mineiro levantou a taça, porém, a torcida athleticana reconheceu a força de vontade do Furacão a aplaudiu o time depois de encerrada a partida.  Do lado mineiro, toda aquela festa que estamos acostumados a ver m decisões de grandes torneios. 

 Ficha técnica
Athletico Paranaense 1×2 Atlético Mineiro
Local: Arena da Baixada
Arbitragem: Anderson Daronco

Renda: R$ 2.064.270,00
Público total: 34.050 pessoas

Cartões amarelos: Renato Kayzer, Abner, Leo Cittadini, Vargas e Jair
Cartão Vermelho: Não houve

Gols: Keno, aos 25’ do 1º, Hulk, aos 31’ do 2º e Jaderson, aos 42’ do 2º

Athletico: Santos; Marcinho (Khellven), Pedro Henrique, Zé Ivaldo e Abner Vinicius; Erick e Christian (Fernando Canesin); Leo Cittadini (Jader), David Terans e Pedro Rocha (Jaderson); Renato Kayzer (Vinicius Mingotti). Técnico: Alberto Valentim.

Atlético Mineiro: Everson; Mariano, Igor Rabello, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair (Tche Tche) e Zaracho (Savarino); Vargas (Nacho Fernandez), Hulk (Eduardo Sasha) e Keno (Savarino). Técnico: Cuca.

Campanha do Athletico
03/06/2021 Athletico 1×1 Avaí                                      Ressacada

09/06/2021 Athletico 1×0 Avaí                                      Baixada

28/07/2021 Athletico 2×1 Atlético Goianiense   Baixada

04/08/2021 Athletico 2×2 Atlético Goianiense           Antônio Accioly

25/08/2021 Athletico 1×0 Santos                                  Baixada

14/09/2021 Athletico 1×0 Santos                                  Vila Belmiro

20/10/2021 Athletico 2×2 Flamengo                   Baixada

27/10/2021 Athletico 3×0 Flamengo                   Maracanã

12/12/2021 Athletico 0x4 Atlético Mineiro                     Mineirão

15/12/2021 Athletico 1×2 Atlético Mineiro                     Baixada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *