Patriotas vence fácil, vai para final e conquista o acesso para a Série B de 2023

 Equipe de Curitiba e Grêmio Maringá são os novos integrantes da Série B do Estadual

Fotos e texto: Osmar Rebolo Junior

Com dois gols de Rafael Xavier, o Patriotas FC confirmou o favoritismo e venceu o Arapongas, por 2×0, na Vila Capanema, resultado que garantiu o sonhado acesso para o Campeonato Paranaense da Série B em 2023, além de fazer a final contra o tradicional Grêmio Maringá, que também subiu de divisão.

Vitória tranquila
O Patriotas não teve nenhuma dificuldade para vencer o Arapongas, por 2×0, em partida realizada neste domingo, na Vila Capanema. Atuando no ataque desde o início, o time teve em cinco minutos duas chances de abrir o placar, sendo a 1ª com Rafael Xavier, que recebeu livre a bola no meio de campo, avançou para a área e bateu para fora na saída do goleiro. E depois, com Rodrigo Jesus, em lance parecido.

Mas Rafael Xavier estava inspirado, e de cabeça aproveitou um cruzamento da direita, para fazer 1×0, aos 29’ do 1º tempo.  Ele mesmo, aos 41’, fez 2×0, aproveitando um passe dentro da área, só teve o trabalho de tocar para o fundo das redes.

No tempo final, o Patriotas passou a tocar a bola e fazer algumas substituições visando poupar atletas para o duelo da final, no sábado, diante do Grêmio Maringá, por isso, a etapa final, só teve um lance de perigo, quando o zagueiro João Victor, aproveitando um cruzamento da direita cabeceou para grande defesa do goleiro Felipe.

Pelo lado do Arapongas não faltou disposição, mas o time errou muitos passes e não conseguiu criar chances de gols, tanto que o goleiro Ricardo Villar não precisou fazer nenhuma defesa difícil durante os 90 minutos.   

Arapongas prejudicado durante a Série C por briga política
Tradicional time do interior, com boas campanhas no Campeonato Paranaense e participação no Brasileiro da Série C e Copa do Brasil, em 2014, o verdão fundado em 1974, sofreu muito durante 2022. Além dos problemas financeiros, uma briga entre a presidência do clube com o prefeito da cidade, barrou os jogos da equipe no estádio dos Pássaros, que sempre recebeu boas médias de público (em 2010, quando o Arapongas subiu para o Paranaense da Série A, a partida do acesso recebeu 9.000 torcedores), por isso, o time jogou em Paranavaí, Maringá e Cornélio Procópio, além de ter que treinar em Londrina. Enquanto isso, o outro time da cidade, o desconhecido Laranja Mecânica atuou normalmente em seus domínios.

Grêmio Maringá leva susto, mas se classifica nos pênaltis
Em Maringá, o tradicional Grêmio Maringá era o super favorito diante do Araucária, já que na partida da ida, em Campo Largo, tinha vencido por 2×1, porém, perdeu a invencibilidade na competição, ao levar também de 2×1 do rival, resultado que levou a decisão para os pênaltis. Nas cobranças, o time maringaense fez 4×2, para orgulho da sua torcida, logo no ano da sua volta ao futebol, após ficar desde 1996 licenciado do futebol.

Final em Maringá
As partidas da final estão marcadas para o próximo domingo, na Vila Capanema e o derradeiro jogo, no sábado do dia 19, no estádio Willie Davids, em Maringá, já que o time maringaense fez a melhor campanha em toda a competição. Porém, não há outra vantagem para nenhum clube, por isso, a igualdade final nos placares das duas partidas, leva a decisão para os pênaltis.

Ficha técnica
Patriotas 2×0 Arapongas
Local: Vila Capanema
Público: Cerca de 200 torcedores
Arbitragem de Élvio Legnani, auxiliado por Rafael Trombeta e Sidmar Meurer. Maria Brandelero foi a 4ª árbitro e Diogo Moreira o delegado da FPF. Cartões amarelos: Caio César e Caio Queiroz (PAT) e Rodrigo e João Victor (ARA)
Expulsão: Não houve
Gols: Rafael Xavier, aos 29’ e aos 41’ do 1º
Patriotas: Ricardo Villar, Manoel, Murilo Batalha, Eduardo e Caio Queiroz, Maycon Canário e Arisson, Caio Custódio e Rafael Xavier, Rodrigo Jesus e Junior Cézar. Entraram no decorrer, João Victor, Clenn, Ruan, Claudeva, e Nill Arcanjo. Técnico: Pedrinho Maradona.
Arapongas: Felipe Paranhos, Marcos Paulo, Allan, Arthur e João Victor, Danilo e Luiz Eduardo, Alefe e Rodrigo Freitas, Robson e Jean. Entraram ainda João Gabriel, Pedro Henrique, Cristopher, Pedro Henrique e Bruno Alex. Técnico: Francisco Gomes.




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *