Fotos e texto: Osmar Rebolo Junior
O Coritiba confirmou o favoritismo mostrando durante toda a competição, e levou o título do Campeonato Paranaense Sub-20, ao vencer nos pênaltis o grande rival, o Athletico Paranaense, diante de 4.000 torcedores, que empurraram o time no Couto Pereira.
Virada coxa e empate do Athletico nos acréscimos, para Sidnei se consagrar nos pênaltis
O jogo começou com o Athletico Paranaense abrindo o placar aos 3’, com Leonardo Derik, que partiu em velocidade pelo lado esquerdo e bateu na saída de Sidnei, fazendo 1×0.
O coxa então forçou mais ainda o ataque, criando boas chances, porém parando na defesa athleticana, principalmente, quando chegava no último toque antes de concluir, tanto que apenas no final da 1ª etapa, o verdão conseguiu realmente chegar com perigo, mas parou nas defesas do goleiro Mycael. Já o rubro-negro ficava mais recuado, apostando em contra-ataques, quando quase conseguiu aos 22’, com Danielzinho, e aos 37’, com Athyrson, ampliar o placar.
No tempo final, o Coritiba veio com três mudanças no intervalo para deixar a equipe mais ofensiva, e deu certo, pois aos 3’, Lucas Ronier cruzou pela direita e o camisa 20, Eberth, aproveitou uma bobeira da zaga athleticana – que resolveu evitar um tiro de meta – e no rebote chutou para empatar.
E aos 14’ veio o golaço do sábado: Kaio César pegou a bola na entrada da área, passou dois marcadores e bateu no ângulo, sem chances para Mycael, fazendo um golaço, que seria o do título do verdão.
Mas mesmo dominado em campo e com um jogador à menos, desde que o atacante Renan Viana foi expulso por reclamação (aos 41’), o Athletico empatou com Kelvin, aos 45’, que aproveitou dentro da área um rebote em cobrança de escanteio pela esquerda e empatou para o furacão. No lance seguinte, o verdão quase fez em cruzamento, mas a cabeçada do atacante foi para fora.
Com 2×2 a decisão foi para os pênaltis.
Nas disputas de penalidades, Coxa acertou todas as cinco cobranças, enquanto que o Athletico acertou três e errou uma com João Victor, no lance que foi defendido pelo goleiro Sidnei. Quem cobrou o lance do título foi o lateral Diogo.
Os jogadores comemoram muito com a torcida, deram a volta olímpica e o time deu o seu “cartão de visitas” para a diretoria, pois em janeiro começa o estadual e o verdão deve aproveitar muitos desses jovens. Uma geração vencedora, pois além desse título, o Coxa levou no ano passado a Copa do Brasil Sub-20.
Ficha técnica
Coritiba 2×2 Athletico Paranaense (pen. 5×3)
Local: Estádio Couto Pereira Árbitro: André Felipe Olivério, auxiliado por Marco Antônio dos Santos Pepe e João Vinícius Ribeiro
Público: Mais de 4.000 torcedores
Cartões amarelos: Renan Viana
Cartão vermelho: Renan Viana, nos acréscimos
Gols: Leonardo Derik, aos 3’ do 1º, Eberth, aos 3’ do 2º, Kaio César, aos 14’ do 2º e Kevin, aos 45’ do 2º
Coritiba: Sidnei; Diogo Batista, Thalisson, Jean Pedroso e Alec; Jorge Vinícius (Henrique), Jean Gabriel (Ruan), Pedro Arthur (Guilherme Vargas) e Kaio César (Douglas); Eduardo Tanque (Eberth) e Lucas (Felipe Guimarães). Técnico: Thiago Kosloski.
Athletico Paranaense: Mycael; Charlys, João Vitor e Gustavo Braga (Walter); Vitor do Carmo, Pierre, Juninho (Kevin), Danielzinho e Leonardo Derik (Cauã Santos) (Pará); Athyrson (Lautaro) e Renan Viana. Técnico: Pablo Fernandez.