Fotos e texto: Osmar Rebolo Junior
Foi realizado nesta noite, na sede da Conmebol, em Assuncção, no Paraguai, o sorteio das chaves dos 32 clubes participantes, que vão se enfrentar dentro destes grupos, com quatro times cada.
E o nosso representante, caiu em uma chave equilibrada, com Atlético Mineiro, Libertad e Alianza Lima, do Peru.
A tabela oficial ainda não saiu, mas possivelmente os jogos do rubro-negro acontecerão nas datas abaixo:
1ª rodada (4, 5 ou 6 de abril) – Alianza Lima x Athletico
2ª rodada (18, 19 ou 20 de abril) – Athletico x Atlético Mineiro
3ª rodada (2, 3 ou 4 de maio) – Libertad x Athletico
4ª rodada (23, 24 ou 25 de maio) – Atlético Mineiro x Athletico
5ª rodada (6, 7 ou 8 de junho) – Athletico x Libertad
6ª rodada (27, 28 ou 29 de junho) – Athletico x Alianza Lima
Ao final dos seis jogos, os dois melhores colocados de cada chave se garantem nas oitavas de final, que abre a fase mata-mata.
O Athletico Paranaense já enfrentou todos os seus rivais do grupo, inclusive, o Alianza Lima foi o primeiro de todos, marcando a estreia do clube na história da disputa, em 2000, e traz boas lembranças para o Rubro-Negro, pois jogando em Lima, o Furacão meteu 3×0.
No mesmo ano, enfrentou nas Oitavas de Final, o Atlético Mineiro, perdendo em Minas Gerais e vencendo no tempo normal em Curitiba, mas nos pênaltis o galo levou a melhor.
E o Libertad agora vai ser o time que o Athletico mais enfrentou na competição, com oito jogos. Em 2005, o Atlético venceu o time paraguaio na Baixada e também em Assunção, quando cerca de 200 athleticanos foram maioria dos 350 torcedores presentes no estádio Defensores del Chaco.
E no ano passado, foram quatro partidas (duas na fase de grupos e depois nas Oitavas de Final), em partidas duríssimas, com duas vitórias do Athletico, um empate e uma derrota.
Em oito participações, o Rubro-Negro soma 77 jogos, com 35 vitórias, 14 empates, 28 derrotas, 106 gols anotados e 99 sofridos.