Fotos e texto: Osmar Rebolo Junior
Domingo termina a 1ª fase da Divisão de Acesso. Se muitos jogos não chegaram a empolgar e se os tradicionais Paraná Clube e Grêmio Maringá decepcionaram, na rodada derradeira, a tensão vai tomar conta que quase todos os times. Veja quais os objetivos das equipes para domingo.
Briga pela ponta
Na parte “bonita” da tabela, Patriotas e Andraus lutam para ver quem vai terminar a fase em 1º lugar, garantindo assim o direito de decidir as semifinais e também a final, se passarem de fase, em casa, no caso de ambos, a Vila Capanema.
O Patriotas, depois do empate dramático diante do Laranja Mecânica, no último domingo, que não lhe garantiu o 1º lugar antecipado, vai entrar com força máxima diante do Paraná Clube, como favorito no confronto, mas se empatar, tem que torcer para o Andraus não vencer seu jogo, pois neste caso as duas equipes empatam no número de pontos, mas o Andraus tem saldo de gols bem melhor.
Sendo assim, o time de Campo Largo, o Andraus, precisa vencer o PSTC, em Alvorada do Sul, e torcer para o Paraná Clube pelo menos segurar o Patriotas.
Duas vagas em aberto nas semifinais
Dos dez times, apenas o já eliminado Laranja Mecânica, que fez boas partidas diante de Paraná, Andraus e Patriotas, e o rebaixado Araucária não buscam mais nada na competição.
Mas Iguaçu, Apucarana Sports, Paraná Clube e PSTC, lutam pelas duas vagas nas semifinais.
Só uma ‘catástrofe” tira a vaga do Iguaçu, pois o time de União da Vitória pega o fraco Araucária, por isso, deve vencer de goleada para se classificar (sendo que até um empate pode ser o suficiente, dependendo dos outros jogos). Já o Apucarana pega o Laranja Mecânica, em Arapongas, mas mesmo vencendo tem que ficar de olho nos outros resultados, pois o time tem saldo negativo de um gol contra saldos positivos dos rivais citados acima.
E na Vila Capanema, o Paraná Clube encara o Patriotas. Mesmo sendo bem mais fraco que o líder, se o tricolor vencer por um gol, fica perto da vaga, pois mesmo que o Apucarana vença sua partida, o pentacampeão paranaense de outros tempos, tem cinco gols positivo de saldo contra um negativo do rival.
E o PSTC corre por fora, pois precisa vencer o forte Andraus e torcer para que Iguaçu, Apucarana Sports, Paraná Clube não vençam seus jogos.
Briga contra o rebaixamento
Na zona da degola, ninguém quer fazer companhia para o Araucária. As chances de permanência são todas favoráveis ao Grêmio Maringá, que só precisa de um empate diante do Toledo, além de jogar em Maringá. Porém, se o Toledo vencer por qualquer diferença de gols, alcança os mesmos sete pontos do Galo do Norte, e fica na frente no saldo de gols.
Pior time do Brasil?
Em breve consulta na internet, nenhum time no Brasil tem o desempenho do Araucária. O time da região metropolitana, que por falta de estádio em Araucária – nunca jogou em sua terra natal desde a sua fundação – perdeu todos os 08 jogos que fez na Divisão de Acesso, por isso, foi rebaixado com três rodadas de antecedência.
Jogos da rodada
PSTC x Andraus
Grêmio Maringá x Toledo
Araucária x Iguaçu
Laranja Mecânica x Apucarana Sports
Paraná x Patriotas
Classificação
1º Patriotas: 20 pontos
2º Andraus: 18 pontos
3º Iguaçu, Apucarana Sports e Paraná Clube: 13 pontos
6º PSTC: 12 pontos
7º Laranja Mecânica: 10 pontos
8º Grêmio Maringá: 07 pontos
9º Toledo: 04 pontos
10º Araucária: 00 ponto