Com recorde de participantes, Copa Curitiba Paradesportiva reúne participantes de sete cidades brasileiras. Foto: Divulgação1/24
O fim de semana foi especial para os paratletas que participaram da 4ª edição da Copa Curitiba Paradesportiva, que reuniu mais de 320 participantes. Dentre eles, alguns destaques nacionais, como os irmãos Eliseu e Marcelo dos Santos, prata na Paralímpiada do Rio de Janeiro na modalidade de Bocha Paralímpica.
A 4ª Copa Curitiba Paradesportiva, encerrada neste domingo (20/8), foi organizada pela Secretaria Muncipal do Esporte, Lazer e Juventude e mais uma vez foi um sucesso de resultados e participações, já que estiveram neste evento representantes das cidades de Curitiba, Paranaguá, Balneário Camboriú, Itajaí, Piraquara, Castro e São Paulo.
A copa teve a finalidade de desenvolver o paradesporto, detectar talentos, assim como integrar e socializar o público e as pessoas com deficiência, celebrando uma construção coletiva de cidadania.
“Em competições como esta é que temos a oportunidade de descobrir novos talentos para o paradesporto brasileiro. Por este motivo, a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude incentiva a prática esportiva desde a infância, para que ela seja inserida no dia a dia de todas as pessoas, independente das dificuldades de cada um”, afirmou o secretárioCarlos Pijak Jr.
No total os paratletas disputaram 11 modalidades esportivas: bocha paralímpica, tênis de mesa, futsal para surdos, vôlei sentado, atletismo paralímpico, showdown, parabadminton, tênis em cadeira de rodas, paraciclismo, basquete em cadeiras de rodas e natação paralímpica.
As novidades foram a inclusão de modalidades de showdown, uma espécie de tênis de mesa apenas para cegos, e o parabadminton. Na natação, a competição teve um recorde de inscritos com 84 paratletas, fato que ajuda o Brasil a descobrir novos talentos paralímpicos.
A Seleção Brasileira de natação paralímpica no mês passado, por exemplo, encerrou sua participação no mundial da modalidade, em Manchester, com 46 medalhas (16 ouros, 11 pratas e 19 bronzes), números que a deixaram na quarta posição no quadro de medalhas. A liderança ficou com a Itália (26 ouros, 15 pratas e 11 bronzes), seguida por Ucrânia (20 ouros, 13 pratas e 22 bronzes) e China (18 ouros, 20 pratas e 13 bronzes).
O campeonato reuniu 538 competidores de 67 países no Manchester Aquatics Centre. O Brasil foi representado por 29 nadadores de dez estados (CE, MG, PA, PE, PR, RJ, RN, RS, SC e SP), sendo 15 mulheres e 14 homens. Em quantidade de medalhas de ouro, esta foi a terceira melhor campanha de uma delegação brasileira no evento.