Imperial e Uberlândia entraram em campo na tarde deste sábado (28) na disputa por uma vaga na grande final da série B da Suburbana, e, consequentemente, na série de Elite da competição em 2016. As torcidas das duas equipes fizeram uma belíssima festa, e puderam assistir um jogo muito disputado, que terminou com três expulsões, vários cartões amarelos e um gol de pênalti, anotado por Nando, já na segunda etapa. Com o resultado, a decisão se deu nos pênaltis. Igor brilhou, e garantiu o Uberlândia na série especial de 2016.
O Jogo
A partida foi pegada do início ao fim. Logo aos 10 minutos, a primeira confusão da partida. Após dividida, o zagueiro Giraia, do Uberlândia, se desentendeu com o meia Abimael, do Imperial. Os dois foram advertidos com cartão amarelo. Aos 31, Giraia cortou contra-ataque do Imperial com a mão, levou o segundo amarelo e foi para o chuveiro mais cedo. Com um a mais, o Imperial foi pra cima. Samuel e Abimael perderam chances claras de gol, frente a frente ao goleiro Igor.
Para o segundo tempo, o Imperial voltou alterado. Diego deu vaga a Tobi na zaga da equipe da casa, que se manteve em busca do resultado. Aos dois minutos, foi a vez de Abimael ser expulso. Ele fez falta dura no atacante Boca Murcha e levou o segundo amarelo. Aos 16 minutos, boa chance do Imperial. Jailton tentou bater colocado de fora da área, e Igor se esticou todo para salvar o que seria o primeiro gol dos mandantes da partida.
Aos 25, mais uma expulsão. Quintino, centroavante do Uberlândia, fez falta no meia Zete, que puxava contra-ataque para o Imperial. Sem titubear, o árbitro Cristiano Antônio Teixeira deu o segundo cartão amarelo para o atacante dos visitantes, expulsando-o na sequência. Com um a mais, o Imperial foi pra cima. Aos 42 minutos, Nando entrou na pequena área e foi derrubado pelo goleiro Igor. Pênalti que o mesmo Nando bateu e converteu.
O resultado levava a decisão para as penalidades máximas, visto que, na partida de ida, o Uberlândia havia vencido o Imperial em seus domínios por 2×1. E foi o que aconteceu logo após o apito final do árbitro Cristiano Antônio Teixeira. O Imperial abriu a disputa das penalidades. Lele converteu. Cenoura foi o primeiro a bater pelo Uberlândia, anotando o dele. Samuel converteu o segundo pelo Imperial. O mesmo foi feito por Boca Murcha, o segundo a bater pelo Uberlândia.
Na sequência, a batida que mudaria os rumos da decisão. Thiago, zagueiro do Imperial, cobrou no canto. Igor se esticou todo e defendeu. Na sequência, Vagner, do Uberlândia, fez o dele. Murilo cobrou pelo Imperial, e bateu pra fora. Fumaça, do Uberlândia, bateu e converteu o quarto e último pênalti do Uberlândia, que se garantiu na série A da Suburbana 2016, além da vaga na decisão da série B.
A partir daí foi só alegria. Igor, o goleiro do Uberlândia, comemorou a classificação. “Primeiro ano aqui, com 19 anos, passando pelo Uberlandia, para mim é indescritível”. Ao lado dele, estava o goleiro Carlão, experiente arqueiro do Uber. “Eu que trouxe o piá, dei o aval, ajudei, junto ao Rafael, preparador de goleiro. Ele está de parabéns”. Aclamado pelo elenco, o técnico Joãozinho também comemorou. “O título para nós é este (o acesso), e é muito merecido, por tudo que fizemos e todo mundo acompanhou”.
Muito emocionado, o experiente meia Cenoura extravasou. “Isso aqui é grupo. No começo do campeonato falaram que a gente estava morto, falaram que com 36 anos eu não ia ajudar o Uberlândia, e que estava morto. Com 36 anos eu ajudei o Uberlândia a subir. E essa piazada merece O time é organizado, o time é de série A, e eles merecem”, finalizou, indo para os braços dos outros jogadores. Na grande final, o Uberlândia vai encarar a equipe do Combate Barreirinha, que, em um jogo muito disputado, eliminou a equipe do Capão Raso nos pênaltis, após empate em 3×3 no tempo regulamentar de partida.
Ficha Técnica
Campeonato Amador da Capital – Série B – Semifinal – Partida de volta
Imperial 1(2)x(4)0 Uberlândia (Pênaltis)
Estádio: Silvio Nicco
Imperial: Julio; Luciano (Murilo), Thiago, Diego e Japa (Guilherme); Lele, Abimael, Zete e Nando; Jailton e Samuel
Técnico(s): Pastor/Marinho
Uberlândia: Igor; Maicon, Giraia, Alex e Vagner; Nepomuceno, Boca Murcha, Radamés (Uesclei) e Rafinha (Fumaça); Cenoura e Quintino
Técnico: Joãozinho
Arbitragem: Cristiano Antônio Teixeira, auxiliado por Euclides L. José Garcia e Giovanni M. de Massoqueto
Delegado: Rodrigo Dias de Melo
Osmar Murbach Junior