O XV de Novembro, atual campeão da Série Ouro, segue como um dos grandes favoritos ao título da competição em 2019. Neste domingo, 27, no estádio Lordes Geraldo em jogo isolado da quinta rodada, o alvinegro massacrou o Independente por 7 a 0 e roubou a primeira colocação do Grupo A do Grêmio Colombense e possui a melhor campanha geral da competição, com os mesmos dez pontos do Ana Terra. O time comandado por Cezar Machado agora ficará alocado no Grupo C durante a segunda fase, ao lado das equipes do Colombo e do Alto da Cruz. O Colombo, também proveniente do Grupo A, se classificou ao vencer o Rosário Central por 1 a 0 em um confronto direto ocorrido no sábado, 26, também no Lordes Geraldo. Já o Alto da Cruz, vindo do Grupo B, folgou, e já estava confirmado com uma rodada de antecedência.
O Grupo D será formado por Ana Terra, Grêmio Colombense e Imperial. O Grêmio Colombense, do Grupo A, folgou e perdeu a primeira posição da chave para o XV. O Ana Terra confirmou a liderança do Grupo B ao vencer e eliminar o Roça Grande por 3 a 0, no Zacarias de Souza. O Imperial, por sua vez, empatou em 1 a 1 com o União Guaraituba no Jardim Adriana e ficou com a última vaga.
Categoria Juvenil
Nas preliminares dos jogos principais, também foram realizadas as partidas da última rodada da competição juvenil. Pelo Grupo A, o Colombo confirmou os 100% de aproveitamento aplicando mais uma goleada. Um massacre de 9 a 0 sobre o Rosário Central. O alviverde marcou 32 gols em quatro jogos, média de oito gols por partida. Quem também avançou foi o XV de Novembro, que goleou o Independente por 7 a 2. O outro classificado foi o Colombense, que estava de folga.
No Grupo B, o Roça Grande avançou na primeira posição ao derrotar o Ana Terra por 3 a 0. O Imperial se classificou com um empate sem gols com o União Guaraituba. O terceiro classificado foi o Alto da Cruz, de folga. NA próxima fase, o Grupo C ficou com XV de Novembro, Alto da Cruz e Colombo, enquanto o Grupo D ficou com Roça Grande, Grêmio Colombense e Imperial.