A participação do lutador curitibano Wanderlei Silva, multicampeão de MMA (Mixed Martial Arts), no Pedala Curitiba Matriz motivou muitos ciclistas a tirarem a bicicleta da garagem na noite desta terça-feira (10/3). De acordo com a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), que coordena o programa, cerca de 170 ciclistas participaram da atividade.
O trajeto teve 18 quilômetros e passou pelas Ruínas do São Francisco, em frente ao Palácio Belvedere, recentemente recuperado pela Prefeitura, seguiu para a Praça Rui Barbosa, ao Alto da Rua XV e o Jardim Social.
Na volta, os ciclistas passaram pelo Alto da Glória, Passeio Público e Centro Histórico da Cidade, chegando novamente na Praça Garibaldi, no Largo da Ordem que é o local de largada das atividades.
“Eu pedalo sempre pela cidade, mas nunca tinha participado do Pedala Curitiba. Achei muito legal esse programa da Prefeitura e vou participar de outras edições nos bairros de Curitiba”, disse Wanderlei Silva.
Na tarde de terça-feira (10/3), o “Cachorro Louco”, como era chamado Wanderlei Silva dentro do octógono, fez um convite para os ciclistas pelas redes sociais para participarem do Pedala Curitiba. O convite surtiu efeito e motivou muitos a pedalarem.
A advogada Juliana Passos Dias, de 35 anos, moradora do Cristo Rei, foi uma das pessoas motivadas a participar. Ela não pedalava há dois anos. “Sempre acompanhei as lutas do Wanderlei. Meu sonho era um dia conhecer nosso campeão. Quando vi que ele estaria participando, foi o incentivo para me animar e vir pedalar”, contou Juliana.
O tcheco Jiri Laseticky, 44 anos, natural da cidade de Praga, participou com sua filha Lara de 3 anos. “Moramos em um prédio no Centro e sempre via o grupo passar nas noites de terça-feira. Procurei me informar e resolvemos participar. A Lara adora passear de bicicleta”, disse Laseticky, que mora em Curitiba há 7 anos.
O Pedala Curitiba na Regional Matriz, acontece todas as noites de terça-feira (exceto feriados), com saída às 20h15 da Praça Garibaldi, no Largo da Ordem. O percurso, que muda a cada semana, tem em média 18 Km de extensão que são percorridos em aproximadamente 1 hora e 30 minutos, com um ritmo variando entre moderado a intenso.
Nos bairros
A Prefeitura de Curitiba promove todas as noites, de segunda a sexta, as atividades orientadas do programa Pedala Curitiba. Em cada dia da semana dois locais diferentes da cidade recebem as atividades para a prática regular de atividade física com as bikes.
Veja aqui a programação semanal do Pedala Curitiba
Em caso de chuvas, pensando sempre na segurança dos ciclistas, as atividades poderão ser suspensas.
O objetivo do Pedala Curitiba é proporcionar à população a prática de atividade física e de lazer com a bicicleta. Em caso de chuvas as atividades são suspensas.
Fonte:https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/lutador-wanderlei-silva-pedala-com-170-ciclistas-na-regional-matriz/55184