Após o encerramento do recesso parlamentar de julho, a Câmara Municipal de Colombo retomou o calendário das sessões ordinárias no dia 3 de agosto, quando os parlamentares voltaram a se reunir presencialmente em plenário.
Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do Legislativo, vereador Vagner da Viação (PP). “Retornamos após um longo período de sessões virtuais. É um momento difícil, de muita dor e de muita saudade para as famílias enlutadas. A maioria de nós, vereadores, já está vacinado e imunizado, assim como uma boa parte da população colombense. Estamos avançando na imunização aqui no nosso município. Em breve, estaremos vivendo em um momento melhor”, afirmou.
A presença do público ainda segue suspensa, mas a transmissão em tempo real continua sendo disponibilizada através do canal do Youtube da CMC.
O presidente do Legislativo também destacou o trabalho dos vereadores nos primeiros seis meses do ano, que foram mantidos, ainda que de maneira virtual. “Apesar da pandemia ter estado em um nível elevado, com uma taxa de ocupação dos hospitais acima do normal, não deixamos em nenhum momento de estarmos trabalhando, de estarmos buscando o melhor para os nossos cidadãos colombenses, seja em assuntos relacionados à pandemia ou outros assuntos que tratam dos anseios da nossa população. Agradeço aos vereadores pelo ímpeto que tiveram. A população nos elegeu e cada um de nós buscou fazer o melhor nesse período que ainda não passou. Alguns cuidados ainda precisam ser tomados. Quero deixar essa mensagem a todos os vereadores pelo reconhecimento, pela forma como trabalharam nas comissões e nas sessões ordinárias e extraordinárias que foram convocadas. Estamos em um momento de mudarmos a nossa política, a transparência e de moralizar. Temos feito o nosso papel. Como aqui é um parlamento, as discussões são necessárias e as ideias nunca serão iguais, mas que prevaleça sempre o melhor para o nosso cidadão colombense”, discursou.
Projetos aprovados
Neste mês de agosto, alguns importantes projetos propostos pelo Executivo Municipal foram aprovados pela Câmara Municipal para a posterior sanção do prefeito Helder Lazarotto. No dia 11 de agosto, em sessão extraordinária, os vereadores votaram e aprovaram, em segundo turno, o PL do Executivo nº 40/2021, que veda a retenção, descontos e exigência de certidões negativas para pagamentos de prêmios, ações culturais ou de recursos emergenciais ao setor artístico-cultural durante o período de calamidade pública decorrente da pandemia da covid-19. Esta lei permitirá um maior apoio à classe artística através de recursos da Lei Aldir Blanc.
Também foi aprovado o PL do Executivo nº 41/2021 que autoriza o Poder Executivo a celebrar termo de cooperação técnica com o Poder Legislativo do município de Colombo para a cessão de servidores para atuação em processos licitatórios e contratos administrativos na forma que dispõe. O objetivo deste projeto é contribuir com a Casa de Leis no futuro processo licitatório da nova sede do Legislativo.
Já na última quinta-feira, 19, foram aprovados o PL nº 39/2021, que autoriza o Poder Público a ceder parte de bem público para a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária do Estado do Paraná; e o PL nº 42/2021, que autoriza o Poder Executivo a ceder o uso de bens imóveis em favor do Estado do Paraná para fins de construção da sede do Conselho Tutelar no município.