Furacão busca a classificação na sua 7ª partida no Estádio Defensores Del Chaco

Local marcou a primeira partida de um clube paranaense fora do país

Fotos e texto: Osmar Rebolo Junior

O Athletico Paranaense vai jogar a sua 7ª partida no estádio Defensores Del Chaco, buscando equilibrar os confrontos no local, no qual o furacão já venceu, mas também sofreu goleadas. Mas nos confrontos gerais contra Paraguaios, o rubro-negro leva boa vantagem.

Local marcou a 1ª vez de um time paranaense fora do Brasil

A primeira vez que o Athletico Paranaense jogou no Defensores Del Chaco, o estádio era conhecido como “Estádio da Liga”, pois quase todas as partidas do Campeonato Nacional aconteciam lá. A partida também marcou a primeira vez que um clube de futebol paranaense saiu do Brasil.

O ano era 1949, e o elenco o famoso “Furacão”, que aqui no Paraná destruiu todo mundo, mas no Paraguai, atuando em um campo bem precário, acabou perdendo por 5×1 diante do Olímpia e depois de 6×2 para o Cerro Porteño. Mas na saideira goleou o Nacional, por 4×1.

Vinte anos depois, em 1969, o rubro-negro enfrentou o Guarani, em partida amistosa, que terminou em 0x0 e com o local sendo chamado de Sajônia, por causa do bairro onde está localizado.

E em 2005, já na estrutura e nome atuais, o Athletico venceu o próprio Libertad, pela Libertadores de América, com cerca de 250 athleticanos nas arquibancadas, contra 100 dos locais.

E por fim, neste ano, na doída derrota por 1×0, quando Pablo perdeu um pênalti no final do jogo.

Ao todo, são seis jogos, com duas vitórias brasileiras, um empate de três derrotas, com 09 gols anotados e 14 sofridos.

Confrontos gerais
Somando as partidas em outros locais, no estádio Ollagrana (Cerro Porteño) e na cidade de Luque (Sportivo Luqueño), o Athletico já atuou 09 vezes no Paraguai, com três vitórias, um empate e cinco derrotas, marcando 11 gols e sofrendo 18 gols.

E no geral do geral, somando partidas no Paraguai e no Brasil, o Rubro-negro é o líder nas estatísticas, obtendo em 23 partidas, 13 vitórias, 03 empates e 07 derrotas, com 36 gols feitos e 32 sofridos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *